Autossabotagem: o que é e como manejar

Você sabe o que é autossabotagem? Um termo muito utilizado por quem não consegue constância nas atividades que se propõe a fazer.

AUTOSSABOTAGEM?

 

Geralmente, quando não conseguimos dar continuidade a algum comportamento benéfico, falamos que estamos nos sabotando. Mas o que é, de fato, a autossabotagem?

Há uma explicação para esse fenômeno: quando estamos inseridos em um ambiente que não condiz com quem você é ou com o que você deseja fazer, há um conflito entre esses dois lados. Mas, antes de dar um exemplo mais concreto, vamos nos perguntar o seguinte…

 

QUEM É VOCÊ?

 

Consegue responder a essa pergunta? Não pode responder: “Meu nome é… Trabalho com… Tenho xx anos…”, etc porque essas informações te localizam no espaço-tempo. Por isso, não precisamos delas, queremos saber quem você é de verdade. Não é fácil se fazer essas perguntas, mas é um exercício importante para tentar vencer o senso de autossabotagem.

 

Então, você deve se perguntar: sou uma pessoa impulsiva? Carinhosa? Raivosa? Introvertida? Atenciosa? Essas características mais voltadas para a essência sentimental definem o seu senso de eu. Pergunta feita, voltemos à… 

 

AUTOSSABOTAGEM!

 

Se você deseja parar de beber álcool, força de vontade não é o suficiente, é preciso construir um ambiente com pessoas que não “tomem uma” em plena segunda-feira na pracinha. Continuar a andar com essas pessoas fará com que sua impulsividade se manifeste e com que o hábito que você está tentando eliminar volte. Desse modo, você terá essa percepção de autossabotagem.

 

Ou seja, para realizar um comportamento saudável, você precisa criar um contexto que o reforce, assim, você manterá constância em seus projetos.

 

Crie um microambiente rodeado de pessoas e estratégias que te ajudem a realizar um certo comportamento. Se você deseja começar a correr, durma com a roupa de corrida e coloque o tênis ao lado da cama. Se deseja parar de beber, ande com pessoas que não bebem.

 

QUER FAZER PARTE DE UM AMBIENTE COM PESSOAS QUE REFORÇAM BONS HÁBITOS?

 

No Reservatório de Dopamina você poderá criar um contexto leve e saudável. Por isso, considere conhecer um pouco do que podemos te proporcionar! No final deste artigo, preencha um formulário para receber uma aula-spoiler sobre o que há no RD. Assista a essa aula preparada para você!

Quer se desenvolver mais de forma pessoal e profissional?

Conheça o Reservatório de Dopamina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba uma Dose de RD.

Informe seu e-mail e te enviaremos agora, sem compromisso, uma das nossas melhores aulas.

Artigos Relacionados

Leia o artigo e descubra um novo estilo de vida, conheça o ...
Amor e rejeição são temas amplamente discutidos nas redes sociais e na ...
Direcionar seu foco para os 20%, vai melhorar 80% dos resultados. Chamamos ...
O que a ciência diz a respeito da felicidade? Leia este artigo ...

Quer se desenvolver mais de forma pessoal e profissional?

Conheça o Reservatório de Dopamina