Slide amontoados de textos, zero imagens… Dessa maneira, o recurso deixa de ser um guia para a sua apresentação e torna-se seu maior inimigo. É por isso que trouxemos 10 dicas para você ter um amigo na hora de apresentar um trabalho.
1. Transforme seu slide em um guia
Em um primeiro momento, precisamos estruturar nosso discurso. Se, por exemplo, vamos fazer uma apresentação sobre a Peste Negra, é preciso pesquisar e selecionar bem os tópicos e os conteúdos a respeito do assunto, pois são eles que irão estruturar nosso slide e seguir cada um deles. É como um sumário, o autor fez títulos do que desenvolveu nos capítulos a fim de nos guiar.
2. Traga – texto e + imagem
Uma lâmina de slide assim:
Ou assim:
Qual é a melhor? Óbvio que a segunda alternativa. A primeira opção acaba com seu protagonismo, pois o espectador tentará ler o que tem ali em letras minúsculas, e piora se você ler isso tudo.
3. Anime o processo
Faça bullet points, fluxogramas, mapas mentais; use setas, desenhos, imagens do processo de apresentação, do raciocínio, do conhecimento que você quer passar. Não coloque textos enormes explicando como ocorre a contaminação da Peste Bubônica, traga um desenho sobre:
Fonte: Tua Saúde
4. Cuidado com os modelos prontos
O estilo combina com o conteúdo? Além de não combinar, o desenho ocupa todo o espaço. Então, fique atento(a) aos templates!
5. Faça um slide tipo “carrossel”
Insira frases miúdas que lembrem o próximo tópico a ser abordado na apresentação, assim ela ficará mais fluida. O “modo apresentação” do Powerpoint também pode te ajudar muito!
6. Na dúvida, salve sua apresentação em PDF…
Dessa maneira, o documento pode ser acessado em qualquer computador. A fonte permanece a mesma, a imagem… Enfim, a formatação do slide fica do jeitinho que você fez.
7. Cuidado com as cores
É preciso ter cuidado com o contraste das cores no seu slide. Não vá fazer isto aqui:
Será impossível de ler para a sua plateia. Veja um pouco sobre o círculo de cores. Mas, qualquer coisa, use o velho preto e branco — sempre funciona.
8. Escolha bem sua fonte!
Qual é mais agradável aos olhos?
a.
b.
A segunda opção, claro! Selecione uma fonte legível e que tenha um tamanho favorável à leitura.
9. Siga o fluxo
Seu slide deve ter uma sequência lógica — de acordo com o conteúdo. Esse recurso deve te ajudar a construir uma apresentação de impacto. E para construir uma apresentação de impacto, você deve conhecer o P.C.P.A que o professor Guilherme Constancio apresenta em uma das aulas de Oratória no Reservatório de Dopamina.
10. Assine o RD e saiba como fazer uma apresentação (e slide) de impacto
Está em dúvida? Preencha um formulário, no final deste artigo, para receber uma aula-spoiler sobre o que há no RD. Assista a essa aula preparada para você.