“Corrida e cigarro”
O Reservatório de Dopamina começou com uma aula chamada “Cigarro e Corrida”. Nela, Eslen Delanogare fala como abandonou o vício em cigarro. E como ele fez isso? Correndo!
Na aula 001, Eslen diz que percebeu que precisava sair do sedentarismo, e correr foi o esporte escolhido para esse objetivo. Por que a corrida? Porque esse comportamento não exige grandes realizações como sair de casa para ir até um clube de natação, por exemplo.
A corrida não custa caro, você só precisa do seu corpo, um par de tênis e uma estrada. Ao iniciar esse hábito, ele percebeu que o vício em nicotina atrapalhava a sua performance, pois quem fuma tem problemas respiratórios. Quem não conhece e vê Eslen se preparando para correr meia-maratona mal sabe que, há alguns anos atrás, ele tinha dificuldade de ANDAR até o ponto de ônibus.
Veja o poder da corrida. De fumante a um quase atleta amador, Eslen utilizava esse hábito para lidar com a ansiedade. Não é exagero dizer que esse comportamento é um dos responsáveis pela construção da pessoa que ele é hoje.
Benefícios
O hábito de correr é poderoso, nosso corpo foi construído para executá-lo. Ao contrário dos mitos que são disseminados, a corrida não vai te deixar com a bunda murcha e caída. A corrida não vai prejudicar o seu corpo e desgastar suas articulações, na verdade é o completo oposto, esse hábito fará bem tanto para a sua saúde mental, ajudando a prevenir ansiedade e depressão, quanto para suas juntas, prevenindo contra a dupla artrite e artrose. É um combo maravilhoso! Não acredite nessas mentiras, sempre vá atrás da informação verdadeira.
Um outro medo que as pessoas têm ao se aventurar na corrida é o do lesionamento. Porém, ter lesão ao correr é normal, pois seu corpo não está acostumado com esse novo hábito. No início vai doer mesmo, assim como na musculação, por exemplo, mas, depois de um tempo o corpo se acostuma. Então, calma, você não vai morrer por causa desse machucado, o seu corpo vai se recuperar.
Ao superar isso, você terá mais força muscular e maior resistência respiratória, algo chamado VO2 Máximo, você sabe o que é isso?
O VO2 máximo é o quão rápido você pega o oxigênio, leva para o pulmão e, do pulmão, esse O2 vai para a corrente sanguínea, fazendo sua última parada no músculo. Os músculos precisam transformar esse oxigênio em energia. O hábito de correr aumenta esse processo.
Este artigo tem o objetivo de fazer você sentir a necessidade de iniciar esse hábito tão benéfico. São inúmeras as vantagens as quais a corrida pode te proporcionar, relembrando: é um esporte barato e pode substituir maus hábitos; as lesões não vão te matar e os mitos sobre esse esportes são apenas mitos.
QUER SABER MAIS SOBRE CORRIDA?
Lá no Reservatório de Dopamina, temos um módulo sobre Corrida com Raquel Castanharo*. Ao assistir às aulas da nossa professora de corrida, garantimos que você vai querer sair correndo pelas estradas do seu bairro.
Raquel Castanharo é uma fisioterapeuta graduada pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Biomecânica da Corrida (USP). Realizou Estágio de Pesquisa no Exterior sobre Biomecânica da Coluna Vertebral com Dr. Stuart McGill. Já atendeu mais de 5 mil corredores e é o que ensina (corredora), uma verdadeira ‘skin in the game’.