Dieta em Perspectiva: ocidental, de cafeteria e mediterrânea

Existe uma dieta perfeita? Leia o artigo e saiba mais sobre o que é dieta e quais são as mais conhecidas no mundo da nutrição.

O que é dieta?

Dieta é modo de viver, a origem da palavra traz esse significado. Pode ser uma maneira de viver passada por um médico,  um regime alimentar por exemplo. Vamos pensar um pouco sobre essa palavra ‘regime’, ela nos leva a regras e, se é alimentar, são normas para se alimentar. Mas, geralmente, o regime alimentar tem uma conotação ruim, nos lembra restrição, porém vamos tentar usar essa palavra como um sinônimo. Após falar sobre significado e origem, há uma pergunta: como está o seu modo de vida alimentar, você segue algum regime? Qual? Funciona para você?

 

Para buscar um estilo de vida (dieta) eficaz, os alimentos devem possuir uma grande densidade de nutrientes a fim de diminuir as carências nutricionais e os excessos calóricos. Quando isso é ajustado, monta-se regras para alcançar o seu objetivo (emagrecer, manter ou ganhar peso, ter hipertrofia ou apenas uma alimentação saudável).

 

Mas a pergunta que não quer calar: existe um regime melhor que o outro? Para saber isso, vamos conhecer as três dietas mais conhecidas:

 

Ocidental (Western Diet)

 

Baseada em uma alimentação pobre em nutrientes e rica em sódio e gorduras, essa é a “comida rápida”, a dieta dos hambúrgueres, da batata frita, do sorvete, enfim, o regime dos ultraprocessados. Esse é um tipo de alimentação que pode trazer malefícios a longo prazo.

 

De cafeteria

 

Essa é a nossa versão da western diet. É aquela que o sujeito come um pão com manteiga e café pela manhã. Qual o problema? A falta de outros nutrientes ou o excesso de manteiga, por exemplo. Do mesmo jeito que a dieta ocidental, essa pode trazer prejuízos a longo prazo.

 

Mediterrânea

 

O prato de quem segue a mediterrânea é colorido e, por isso, a alimentação é rica em nutrientes. A base desse regime inclui frutas, vegetais, peixes, azeite e derivados do leite, todas in natura. A adesão dela está associada à redução da incidência da diabetes, síndrome metabólica, hipertensão e fatores de risco cardiovascular. A longo prazo, é uma alimentação que traz benefícios.

 

De acordo com essas descrições resumidas, qual você acha que é a dieta mais adequada? Se você respondeu que é a mediterrânea, parabéns! 

A dieta mediterrânea deve ser usada como base para definir o estilo de vida alimentar de um indivíduo, levando em consideração as individualidades dele. Desse modo, a pessoa pode viver uma vida leve por meio da alimentação.

 

Quer saber mais sobre dieta? 

 

Lá no Reservatório de Dopamina, temos um módulo sobre Nutrição com Lincoln Almeida*. Entre em nosso ambiente de desenvolvimento pessoal e profissional para adquirir os conhecimentos para aplicar no seu dia a dia alimentar. 

 

Nutricionista e mestre em inovação, Lincoln Almeida tem graduação em Administração e em Comunicação Social. Atendeu mais de 15 mil pessoas entre consultorias, consultas e cursos, focando em promover escolhas alimentares saudáveis com base em sua abordagem inovadora.

Quer se desenvolver mais de forma pessoal e profissional?

Conheça o Reservatório de Dopamina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba uma Dose de RD.

Informe seu e-mail e te enviaremos agora, sem compromisso, uma das nossas melhores aulas.

Artigos Relacionados

Leia o artigo e descubra um novo estilo de vida, conheça o ...
Descubra como a dopamina influencia o vício em apostas on-line e por ...
Você sabe o que é e como fazer uma palestra de impacto? ...
Eventos presenciais são escolas para a vida. Lá, você encontra muitas pessoas ...

Quer se desenvolver mais de forma pessoal e profissional?

Conheça o Reservatório de Dopamina