Nós, seres humanos, possuímos uma fisionomia arquitetada para o movimento, já falamos sobre isso – clique aqui para ler. Nosso corpo é projetado para a caça e coleta, mas, com os avanços da vida moderna e com as mordomias tecnológicas, estamos cada vez mais acomodados e sedentários, desencadeando em algo chamado de incompatibilidade evolutiva.
Com esses avanços tecnológicos, o estilo de vida mudou. Muitos estímulos dopaminérgicos fáceis na internet, muitas comidas hiperpalatáveis, muitos confortos; e o ser humano cada vez mais caminhando para o ócio e suas consequências: diabetes, doenças cardiovasculares, obesidade…
INCOMPATIBILIDADE EVOLUTIVA E FICÇÃO CIENTÍFICA
Provavelmente, você já deve ter assistido ao filme Wall-E (caso não tenha visto, recomendamos). Nessa obra, a Terra se torna um lugar inabitável por causa do consumismo extremo e os seres humanos precisam viver em uma nave até que o robozinho Wall-E retire todo lixo do planeta. Os humanos que estão na nave sofreram uma “evolução”, ou melhor, uma adaptação por causa do estilo de vida que levam na espaçonave. Graças a comida e zero exercício, eles ficaram tão obesos que não podiam nem sequer andar, toda a movimentação acontece por um transporte super moderno. Eles sobrevivem interagindo com telas e tomando milkshake. Logo, filme é uma ficção científica muito perspicaz pois há várias semelhanças com alguns eventos recentes – tanto climáticos quanto em avanços tecnológicos.
Obs.: Este artigo não é um ataque a pessoas gordas, devemos estar cientes de que obesidade é uma doença – revertida quando se adota um estilo de vida mais saudável.
MOVIMENTE-SE!
QUER FAZER PARTE DE UM AMBIENTE QUE VALORIZA O MOVIMENTO?
O Reservatório de Dopamina é esse lugar! Por isso, considere conhecer um pouco do que podemos te proporcionar! No final deste artigo, preencha um formulário para receber uma aula-spoiler sobre o que há no RD. Assista a essa aula preparada para você!