Está em desespero porque ainda não tirou do papel as suas metas anuais? Não entre em pânico! Neste artigo, vamos falar sobre motivação, recompensa, e apresentar estratégias práticas para ajudá-lo a conquistar suas metas.
Motivação
Se você leu o artigo intitulado “O que é Dopamina e qual o seu papel em nossa vida?”, sabe bem qual é a importância dessa substância química produzida pelo cérebro em nossas atividades do dia a dia. A dopamina é responsável por várias funções do nosso corpo, porém a mais importante função desse neurotransmissor é a geração de motivação. A motivação é estimulada quando pensamos em uma recompensa. Quais as recompensas que você deseja para este ano?
Recompensa
Conseguimos ter motivação graças à recompensa que nos espera. Podemos nos movimentar porque sabemos que vamos conseguir algo com esse movimento. Com uma caneta na mão, ao movimentá-la para certas direções, eu consigo escrever meu nome. Ou seja, ao ter um objetivo e trabalhar nele, eu consigo uma recompensa. Vou dar outro exemplo para você, quando quero digitar um relatório (objetivo), eu movimento meus dedos nas teclas de um teclado (trabalho), o resultado disso será meu relatório (recompensa). Esses exemplos servem para que você, leitor, entenda que só obtemos uma recompensa caso tenhamos motivação para realizar o trabalho.
Tirando seus objetivos do papel
Agora mesmo pegue papel e caneta, escreva o que você deseja realizar, ou pegue aquelas metas que você escreveu no início do ano. Lembre-se: nunca é tarde para começar. Então, não perca tempo e inicie seus projetos. Matricule-se na academia do seu bairro; comece a correr, a aprender um novo idioma, a ter uma alimentação saudável, a fazer aula de canto, teatro. Mas lembre-se de algumas dicas:
- Alinhe suas expectativas com a realidade, não pense em objetivos mirabolantes. Não comece a fazer aula de canto acreditando que vai se tornar Whitney Houston em duas semanas. Idealizar demais pode desmotivar e interromper o processo;
- Lembre-se da recompensa que você conseguirá ao realizar as metas estabelecidas por você. Imagine-se lendo um livro em outro idioma. Ao lembrar da recompensa, você se sentirá mais motivado para realizar a tarefa;
- Aprenda a recompensar o processo. Não direcione a sua atenção apenas para o resultado, mas sim para o desenvolvimento do comportamento. No treino, perceba a carga do Leg Press aumentando a cada mês;
- Tenha uma agenda para organizar o processo. Afinal de contas para fazer a peça teatral acontecer, alguém precisa escrever o roteiro;
- Crie um ambiente favorável para realização de metas específicas como, por exemplo, estudar;
- Apenas comece, parece clichê, mas você precisa começar.
Lá no Reservatório de Dopamina há uma aula sobre um estudo com um macaco, uma luz, um botão e um suco. Dessa aula surgiu a frase “qual é o seu suco?”. O que você acha que é o suco?
Quer saber mais sobre o assunto?
No Reservatório de Dopamina temos aulas específicas sobre o tema, com Eslen Delanogare*. Entre agora e tenha acesso a esses e muitos outros conteúdos.
*Eslen Delanogare é neurocientista, psicólogo, palestrante e empresário. Fundador do Reservatório de Dopamina, a maior comunidade sobre desenvolvimento humano e saúde mental do Brasil. Doutorando em Neurociências, pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), pesquisa sobre possíveis efeitos protetores de metformina sobre as alterações metabólicas, comportamentais e neuroquímicas induzidas por dieta rica em gordura em camundongos.