O que é neuroplasticidade?
A neuroplasticidade é a capacidade do nosso sistema nervoso central em adaptar-se e moldar-se diante de novas experiências. Ou seja, é a nossa capacidade de aprender novos comportamentos de acordo com o ambiente.
Esse fenômeno acontece por meio de sinapses, que são “encontros” entre as terminações e a membrana dos neurônios. Essas células cerebrais disparam juntas por meio de processos químicos, armazenando informações e formando os engramas (memórias). Assim, quanto mais você faz algo, melhor você fica em executá-lo – isso serve tanto para comportamentos disfuncionais quanto funcionais.
Por exemplo: se você sempre se esquiva de uma apresentação de trabalho, por exemplo, melhor você fica em fazer isso. Como? Criando as desculpas mais engenhosas do mundo para não apresentá-lo. Quando isso ocorre, você deve modificar toda essa circuitaria do cérebro para desenvolver a capacidade de comunicação. É importante que saiba que realizar isso envolve (re)aprendizado, ou seja, você aprenderá a se expor ao público com o tempo, gradativamente, passando por novas experiências.
A mesma situação acontece com qualquer outro comportamento. Uma pessoa ansiosa, por exemplo, quanto mais permanece sem ajuda profissional, melhor o cérebro dela fica em ser ansioso. Como quebrar esse ciclo? O mais adequado seria uma psicoterapia. Nela, a pessoa aprenderá a ser menos ansiosa. Isso mesmo, psicoterapia também é um aprendizado. Temos alguns artigos para você tentar manejar a ansiedade, clique aqui para lê-los.
Será que a neuroplasticidade acaba?
Ela não acaba, mas, a partir dos 25 para cima, a nossa capacidade de aprendizagem demanda mais esforço. Por exemplo, uma criança aprende uma língua mais facilmente do que uma pessoa de 30 anos. Você se lembra de quando aprendeu a falar português? Você foi jogado(a) em um ambiente em que as pessoas falavam a língua portuguesa e a adquiriu sem muito esforço. Enquanto que a pessoa com seus 30 anos precisa de muita motivação para aprender algo novo. É por essa razão que a motivação importa tanto!
Lembre-se: nunca é tarde demais para aprender e executar novos hábitos, exercite sua neuroplasticidade e cuide bem dela!
Quer saber mais sobre o tema?
Lá no Reservatório de Dopamina, podemos te falar um pouco mais sobre a nossa capacidade de aprendizagem. Assino ou não assino? Se está em dúvida, ao final deste artigo, preencha um formulário para receber uma aula-spoiler sobre o que há no RD. Assista a essa aula preparada para você!