Chiados na comunicação
Já parou para pensar que uma mensagem passada de modo atrapalhado pudesse ter sido o estopim para uma briga, desavenças, fim de amizades longas e, quem sabe, até a dizimação de povos?
Isso acontece por causa dos ruídos na comunicação, que são elementos que atrapalham o processo comunicativo entre o emissor (que passa a mensagem) e o receptor (quem a recebe). Falar de maneira clara permite conexão com o outro e autoconfiança. Por isso, é preciso prestar atenção ao processo de se expor ao público.
Em uma aula do módulo de Oratória, citando Diaz Bordenave, Guilherme Constancio expõe que o processo de comunicação se inicia antes da enunciação das palavras. São as nossas primeiras impressões e suposições sobre o outro. É algo que a Neurociência Social chama de Teoria da Mente.
Diversas vivências, várias percepções
Por termos convivências e conhecimentos diferentes, cada um de nós tem um significado próprio e precisamos levar isso em consideração na hora de comunicar. Se você se expõe sem levar as experiências e as particularidades do outro, você está em um monólogo, não num diálogo. Questione, conheça seu público. Assim você poderá comunicar o que pode, não o que deve.
Quando o comunicar não é uma via de mão dupla, quem só fala pode soar desrespeitoso, preconceituoso e, assim, passar mensagem de forma incompleta, o que resulta nos ruídos de comunicação e amizades destruídas. Dialogar é falar o que PODE, não o que você QUER. Por isso, pergunte mais, entenda seu público, perceba antes de falar, mantenha o diálogo dando espaço.
Provavelmente você já deve ter visto os “elementos da comunicação”. Emissor (quem diz), receptor (quem ouve), mensagem, referente (assunto), canal (meio) e código (língua).
Em um diálogo, os dois primeiros elementos se alternam. Ora você é o emissor, ora o receptor. É importante saber que temos de ter cuidado para que nenhum fator interno ou externo atrapalhe esse esquema.
Quer saber quais os principais ruídos e como evitá-los?
Você vai encontrar tudo isso no módulo de Oratória com Guilherme Constancio, já está disponível no Reservatório de Dopamina. Entre no RD e saiba mais.
Não está confiante? Então preencha um formulário, no final deste artigo, para receber uma aula-spoiler sobre o que há no RD. Assista a essa aula preparada para você!