Por que precisamos saber sobre o sistema de recompensa do adolescente? Porque, em comparação ao das crianças e ao dos adultos, o sistema dos jovens é muito instável.
Como falado no artigo “O sono na adolescência”, os jovens passam por um período propenso à abertura de quadros psiquiátricos, pois há a impulsividade e, como consequência dela, os comportamentos de risco. Isso já foi fisiologicamente comprovado em pesquisas. O cérebro do adolescente é imaturo, em questão de tecido e de regiões que ainda não se desenvolveram completamente. Em outras palavras, o cérebro ainda está “verde”. E algumas áreas só ficam mais maduras por volta dos 25 anos.
Veja a seguinte imagem:
Esse gráfico mostra o resultado de um experimento feito com três grupos: crianças, adolescentes e adultos.
O sistema do primeiro grupo não mostrou grandes diferenças, pois uma criança ainda não sabe bem sobre o valor de uma recompensa; o segundo se mostrou calibrado em recompensas pequenas, médias e grandes; enquanto que o grupo dos adolescentes mostrou grande atividade em médias e grandes recompensas. Porém o fato mais preocupante é o da pequena recompensa, pois o sistema pode inibir. Ou seja, o adolescente tem uma grande frustração, o que faz com que ele busque recompensas mais altas e altamente estimulantes.
É importante compreender os dados e ter ciência de que o sistema dos adolescentes é 8 ou 80. Só assim podemos mediar o manejo para lidar com possíveis (futuros) problemas. Para quem está nessa fase, é importante conhecer e refletir sobre, analisar bem as recompensas e proteger seu sistema dopaminérgico.
Quer saber mais sobre o sistema de recompensas do adolescente?
Lá no Reservatório de Dopamina, tem uma aula sobre o assunto. Não está confiante? Então preencha um formulário, no final deste artigo, para receber uma aula-spoiler sobre o que há no RD. Assista a essa aula preparada para você!