Toda manhã é a mesma situação: você abre os olhos, sente como se tivesse sido atropelado por um caminhão, pega o celular e passa um tempão olhando stories e reels, até perceber que precisa levantar para fazer o que deve ser feito. E levantar é um ato desagradável porque você se sente um trapo. E, para se manter em pé, você abusa da cafeína. Mas o que você precisa fazer para acordar sem sono e abandonar esse círculo vicioso? É sobre isso que falaremos neste artigo.
Em primeiro lugar, você deve começar a regular seu ciclo circadiano, e ele não está ligado apenas ao sono. O alerta (estar acordado e atento) também faz parte do nosso ritmo “de um dia”. Para começar a fazer isso, você deve…
Expor-se à luz natural
Ao acordar, coloque a cara no sol. É sério, a luz natural sinaliza as informações necessárias para seus genes clock – os genes do relógio. Dessa forma, seu corpo começará a funcionar de acordo com o começo do dia. Não adianta acordar às 6h e se expor ao sol somente às 10h. Seu cérebro entenderá que você acordou às 10h, não às 6h. Esse é o primeiro passo para acordar descansado.
O segundo é…
Fazer o inverso à noite
Se pela manhã você precisa informar ao cérebro que o dia começou, à noite você precisa avisá-lo que o dia está acabando. Como fazer isso? Reduza as luzes artificiais e, principalmente, utilize luzes quentes (amarelas) no lugar das frias. Nosso sono é um bebê, você precisa mimá-lo para que seja o mais funcional possível. Cuide-se. Dormir mal pode trazer inúmeros malefícios no longo prazo..
Quer saber mais sobre sono?
Lá no Reservatório de Dopamina, podemos te mostrar o que acontece com o cérebro de quem dorme mal. Está em dúvida? No final deste artigo, preencha um formulário para receber uma aula-spoiler do que há no RD. Assista à aula que foi preparada para você!